segunda-feira, 21 de março de 2011

Vou me casar e agora?

Da fantasia para a realidade: o primeiro passo no planejamento do seu casamento é definir quanto se pode gastar ou querem gastar. Para isso, é interessante identificar os principais fatores que influenciam o preço final dessa grande festa.

  1. Cidade: O custo de um casamento varia de cidade para cidade.
  2. Local da recepção: os locais mais famosos para casamento são, em geral, também os mais caros. Já um casamento em casa não vai lhe custar nada no que se refere à locação de espaço, mas se for necessário ampliar a área e criar uma cobertura o orçamento cresce.
  3. Tradição: quanto mais tradicional e detalhada a festa, mais cara. Até porque, para que nada destoe do clima escolhido, tudo terá de ser do melhor: do convite às lembrancinhas.
  4. Número de convidados: em geral, quanto mais convidados, mais caro. Sempe se calcula o custo das bebidas e dos alimentos a serem servidos por cabeça.
  5. Bufê: servir uma refeição completa sai mais caro do que oferecer um coquetel, que, por sua vez, custa mais do que servir apenas bolo e champanhe ou fazer uma mesa de doces. Almoços e lanches costumam sair mais em conta do que jantares. Serviço à americana é mais barato do que à francesa.
  6. Bebidas: a opção por servir bebidas nacionais ou importadas pode alterar, e muito, o custo do evento. Atualmente, o mercado brasileiro já oferece boas opções por preços razoáveis. Até o champanhe pode ser trocado por um espumante de boa qualidade.
  7. Cerimônia religiosa: quem quiser ter liberdade total para escolher a decoração precisará reservar todos os horários do dia na igreja, e isso significa pagar os custos totais. Dividir o horário pode ser uma boa opção para diminuir despesas, sabendo que será preciso combinar uma decoração que agrade a todos os casais.

Fonte: "Casar - do planejamento à celebração em grande estilo" de Vera Simão, Anna Costa e Lúcia Barros

terça-feira, 1 de março de 2011

As Igrejas na História de Uberaba

O Excellency Cerimonial comemora os 191 anos de Uberaba com uma breve homenagem às Igrejas da cidade!

Igreja Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus

Instalada no núcleo inicial de povoamento da cidade, a Igreja da Matriz do Sagrado Coração de Jesus acompanha a história de Uberaba. Tornou-se Catedral em 1896.

A igreja passou por várias modificações durante estes anos, porém seu estilo neo-gótico foi conservado e é grande sua beleza interior. Comemorou no ano 2010, 190 anos de atividades paroquiais.
   
   

Igreja São Domingos

É um dos mais belos templos religiosos da cidade em estilo neo-gótico. Sua forma em cruz assemelha-se às igrejas bizantinas. A pedra fundamental foi lançada pelos padres dominicanos em 1895, tornando-se o marco de chegada desta ordem religiosa ao Brasil.
 
Sua inauguração só ocorreu em 1904, ainda sem as torres, as quais foram terminadas em 1914. Por esse motivo ficaram com estilo diferente da construção original, que é toda construída em tapiocanga de cor avermelhada, deixadas aparentes, naturais da região de Uberaba, resultando em textura de grande originalidade.


Igreja Nossa Senhora da Abadia

Sua construção quase toda horizontal impressiona pela grandeza. A bela imagem de Nossa Senhora da Abadia, a padroeira de Uberaba, está colocada em cima de sua torre e pode ser vista de vários pontos da cidade.

Foi fundada no fim do século XIX (1884), e durante a primeira quinzena de agosto, realiza-se sua tradicional festa religiosa trazendo milhares de romeiros de outros lugares tendo seu ponto culminante no dia 15 de agosto, com procissão e missas durante todo o dia dedicado à nossa santa padroeira. Esta festa tem muito de nosso folclore, com barraquinhas, danças típicas, leilões, jogos, parques etc.



Igreja Medalha Milagrosa

Está localizada no Mosteiro da Imaculada Conceição. No interior da igreja encontra-se o túmulo da fundadora do Mosteiro, Madre Virgínia, canonizada devido a um milagre ocorrido em março de 1988 na cidade.

Atrai, anualmente, milhares de romeiros de todos os lugares do Brasil, principalmente no dia 27 de novembro, data da comemoração da festa dedicada à Santa Padroeira.


Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus

Localiza-se no bairro Fabrício. Teve sua pedra fundamental lançada em 1949. Construída em alvenaria de tijolos. A igreja aparenta características neoromânicas, com planta em cruz grega e nave única.

Os vitrais dispostos nas ilhagens da capela. Reproduzem cenas da vida de Santa Terezinha.


Fonte: Prefeitura Municipal de Uberaba